sexta-feira, 23 de setembro de 2011

De volta para o futuro....

É assim que me sinto, 11 hs para "frente" da minha terrinha. Vivo em um futuro antigo, tá certo. Algumas coisas parecem incrivelmente avancadas, porém outras.... fico muitas vezes chocada com o "atraso", principalmente cultural... Mas vamos lá!

Cheguei à Malásia em uma jornada um tanto cansativa, mesmo experienciado Business Class e toda aquela coisa de sala de espera VIP, blá blá blá. Foi o seguinte: Bielefeld (Alemanha)- Hannover (Alemanha)-  Frankfurt (Alemanha)- Bangkok (Thailandia) - Kuala Lumpur (Malásia).... Uma "trocacäo" de aeronave incrivel... 
Legenda da foto: tédio no voo...
Assim que entrei no aeroporto para retirar minha mala, me surpreendi mega positivamente. O aeroporto é sensacional. É enorme, espacoso, pé direito alto, iluminado, esteiras rolantes, tudo funciona... Ai ai ... como somos inferiores com o tal Cumbicao... Que vergonha! Ok, comparando com aeroportos da Europa, EUA, é sacanagem, mas vem cá: estou falando da Malásia, um pais de 3° mundo.

Bom, cheguei às 18:00 no aerpporto, imaginei o transito caótico que pegaria até meu apartamento.... Hora do rush, aquela coisa, já imaginei os motoboys, transito da marginal, etc. Incrivelmente, demorei 45 min e a distancia é maior que minha casa em SP do aeroporto de Cumbica. Existe uma faixa meio exclusiva para quem vai-vem do aeroporto.

Adorei meu apzinho, é sim do jeito que estava no site. A localizacäo é ótima, demoro 10 min andando pro trabalho - e das Torres Petronas, pois trabalho na rua delas! Ainda farei um "capítulo" só para elas, pois realmente merecem.
Cozinha, copa, lavanderia... tudo junto e misturado


minha caminha!



Vista da aerea de recreacao do predio que estou morando.

Gym e piscina (só subi, tirei foto e fui dormir....nunca cheguei a tempo de usar...(ainda))

Ainda está dificil de me adaptar ao fuso, algumas vezes fico com muito sono de dia, e näo consigo dormir a noite, mas no geral estou bem adaptada. Ja sei as linhas de trem e algumas coissiiiiinhas na lingua local - Malay. O que está ainda sendo um problema é a alimentacäo pois o pessoal abusa extra mega muito na pimenta. Ontem pedi uma Cesar Salad e veio com pimenta vermelha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou sim trabalhando extra-mega-muito, mas estou gostando do que venho desenvolvendo, cada dia é um mistério, uma página em branco para eu escrever, pesquisar, pensar, me desesperar.... ahahha....

A saudade? É grande, mas vou dizer que essa tecnologia, Skype, Whatsapp, Email, Facebook, é uma maravilhaaaaaaaaaaaa... nem se compara quando eu morei nos USA. Era desesperador só usar o telefone, cartas e ... mazomenos o email.

Trabalho fisicamente da Camara Alema do Comercio, tenho uma mesa, telefone, tudo bonitinho, do 47° andar.... Parece que estou no topo do mundo... realmente muito alto e minha mesa fica virada para uma baita janela. Vejam, a cidade parece muito com SP:

Coisas interessantes: durante o dia todo, umas 5 vezes ao dia tem chamadas em aulto-falantes para os muculmanos! Na cidade toda 5 vezes ao dia (noite e madrugada tbm!), tem estas "preces" e eles devem parar o que estao fazendo, voltar-se para meca e 'rezar'. Ainda sou ignorante nos costumes e tradicoes, mas vou aprender e conto para voces.

Ah, interessante: Aqui é basicamente 3 culturas/povos: Chineses / Indianos / Malaios.
Chineses: na maioria das vezes sao os mais "parecidos" conosco. Nao em alimentacao, mas em vestimenta. Eles tbm na sua grande maioria sao cristaos ou Budistas. Há muitos templos por aqui. Pimeta na comida!!!! É o pessoal que é mais focado para o business, que trabalha, quer ter carreira e tals.
Indianos: em sua grande maioria usam turbantes e a grande parte muculmanos. Estes comem coisas apimentadissimaamamamamamas.....Ah, a grande maioria deles é quem presta os servicos mais low profile... tipo, sao garcons, arrumadeiras, etc...
Tem uma historia que eu tbm preciso estudar melhor, que eles nao usam a mao esquerda para nada "importante". Tipo, nunca de um cartao de visitas com a mao esquerda pois esta é a mao que eles usam para "se limpar"; By the way, os banheiros aqui tem sempre cabines "normais" e outras com um furo no chao e uma ducha. Ai... detalhes em outro capitulo. (ught)
Malaios: ainda sao um misterio para mim. Tem olhinhos puxados mas os hábitos dos Indianos. Usam turbantes / burcas  (aqueles véus ou as vezes aquela roupa toda preta com tuuuudo coberto). Um detalhe nasty para mim: eles comem com as mäos... Sim, imagina alguem comendo arroz com a mäo. E nao imagina aquele arroz japones "somos unidos".... Naaao, aquie o arroz é de coco, soltiiiinho.... Eles fazem uma "pá" com a mäo e vao tuxando... af.... desculpa, preconceito ou nao, NAO DÁ pra ficar perto ou vendo a cena. Principalmente quando voce tbm está ali pra comer!

O charme da galera aqui é o mesmo dos cobradores de busao do Brasil: deixar a unha do dedinho maior. Fiquem livres para usar a imaginacao sobre o porque desta "unhinha".... (ught)

Agora, imagina saber destes destalhes fofos e ter que ir comer em um restaurante! Eeeeeeeeeeeee!


Por enquanto realmente näo posso dizer mais coisas daqui, pois estou bem focada no trabalho, dia e noite e ainda näo pude explorar nada. Estou bem, estou gostando, mas estou sem tempo............ de conhecer lugares, de escrever emails, ligar, de escrever aqui, mandar foto....

Agora tenho um celular aqui: : +60 17 607 2681

Beijos e até breve! nampak kamu!

* meu teclado é alemäo e nao consigo colocar acentuacao correta....

2 comentários:

  1. Amiga, realmente essa tecnologia é demais!!!! Conseguimos ficar próximas mesmo vc estando do outro lado do mundo!!! To curtindo mto seu blog.
    Vou tentar te ligar do skype (fiz uma conta só pra falar com vc, nunca usei esse negócio). bjo

    ResponderExcluir
  2. Lindona! Só pra dizer que venho sempre aqui acompanhar a sua aventura! Se vc ta a 11hs do brasil quer dizer que esta a 7 de mim... talvez seja mais facil encontrar pelo skype? ou não né? Se cuida e aproveita mto td que der! bjs no coração!

    ResponderExcluir